Skip to content

Sobre este blogue

A História é feita para os homens e pelos homens. Logo, de humana que é, não se concebe existir em versão definitiva, totalmente verídica, imparcial. Esta História que conhecemos  nada mais é do que uma versão de muitas possíveis: do que foi dito, do que foi contado, do que foi registrado, mas, mais importante, do que foi interpretado e analisado pelo historiador.

Hoje, felizmente, não se espera mais do historiador a aspiração ingênua de afastar-se dos acontecimentos passados e, da leitura distante, produzir um conhecimento genuíno e isento. Espera-se sim que o historiador exerça seu ofício com rigor metodológico e profunda análise de suas fontes, mas que aplique em sua produção uma visão crítica, pensante, sobre o objeto estudado.  Uma história crítica, posicionada, não só facilita a compreensão do mundo como ajuda a  formar cidadãos mais aptos a ser agentes de transformação de suas realidades.

É para este papel que surge este blogue: analisar fatos de ontem e de hoje sob a ótica da reflexão e do espírito crítico , sem contudo abandonar a perspectiva histórica ou o rigor do método.  Ao ler, interpretar e analisar a contemporaneidade, esperamos contribuir para a construção de uma História que é sempre experimental, e como tal, imperfeita e inacabada, mas reflexiva e aberta à novos rumos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: